Boas-vindas

Por Cristiano Cipriano Pombo

Primeiro jornal do país a disponibilizar digitalmente seu acervo aos leitores, em 2011, a Folha agora amplia o olhar sobre essa fonte histórica.

O Acervo Folha conta hoje com mais de 2 milhões de páginas e abriga conteúdos da Folha da Manhã, da Folha da Noite e da Folha de S.Paulo, que marcou a fusão desses dois diários e da Folha da Tarde em 1° de janeiro de 1960.

Produzido pela equipe do Banco de Dados Folha, o blog recordará os mais variados assuntos publicados ao longo dos quase cem anos do jornal e levará à leitura de colunistas ilustres (como Carlos Drummond de Andrade e Nelson Rodrigues).

O espaço trará ainda grandes reportagens, personagens que foram criados na Folha (Juca Pato, de Belmonte, Bob Cuspe, de Angeli, Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, Aline, de Adão, e Homem-Catraca, de Laerte…) e informações curiosas, como saber que a seleção brasileira de futebol já jogou vestida com a camisa do Boca Juniors, em 1937.

Imagens que valem por mil palavras também estarão no blog, como a de um policial armado realizando boca a boca numa criança em favela do Rio, em 2000, ou a de um choque entre estudantes do Mackenzie devido às eleições para a União Estadual dos Estudantes de São Paulo, em 1968.

Dessa forma, entre capas históricas, imagens de época e notícias que mudaram o Brasil e o mundo, o blog será um convite a conhecer mais a fundo o Acervo Folha.