Brasil busca ouro inédito e tenta igualar Argentina

Por Alberto Nogueira

A seleção brasileira disputa a final do torneio olímpico de futebol masculino neste sábado (20) às 17h30, no estádio do Maracanã, contra a Alemanha. O sonho de conquistar o inédito ouro olímpico é o principal objetivo do time comandado por Rogério Micale, mas a vitória pode ter um tempero especial adicionado.

Não se trata apenas de vencer os algozes da Copa-2014 com um futebol convincente, mas também de igualar um grande feito da rival Argentina, que nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foi campeã sem ter a meta do goleiro Gérman Lux vazada uma única vez.

No gol brasileiro, até o momento, Weverton não teve trabalho com os adversários. Contando com uma defesa segura, formada pelos zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, o goleiro ainda não sabe o que é tomar gol. O recorde pode vir, inclusive, caso o Brasil empate sem gols no tempo normal e na prorrogação e venha a ser derrotado nas penalidades. No entanto, hipótese seria um desastre, e não algo a se comemorar.

Na campanha geral, a Argentina campeã de 2004 não poderá mais ser superada nos Jogos Rio-2016. Das seis partidas disputadas na Grécia, a equipe do então técnico Marcelo Bielsa venceu todas. Já a seleção brasileira tem dois empates (África do Sul e Iraque, pela 1ª fase) e três vitórias (Dinamarca –pela 1ª fase–, Colômbia e Honduras, pelas quartas de final e semifinal, respectivamente).

Naquela conquista, os argentinos marcaram 17 gols –contra 12 do Brasil até o momento– e tiveram o atacante Carlos Tevez como artilheiro com oito tentos. Na seleção brasileira, a artilharia está dividida entre Neymar, Gabriel Jesus e Luan, cada um deles com três bolas na rede. Mas quem lidera o quesito na competição é o meia alemão Serge Gnabry, que até aqui marcou seis vezes.

Todo o cuidado para essa final é pouco, pois assim como o Brasil, os alemães também estão em busca de uma medalha de ouro inédita. É a chance da seleção brasileira se redimir de fiascos anteriores e não deixar que a Alemanha estrague outra festa em sua casa.