Há 60 anos, Liverpool viu pela primeira vez Paul McCartney e John Lennon juntos num show

Por Jair dos Santos Cortecertu

O dia 18 de outubro de 1957 marcou o primeiro show da dupla de futuros compositores mais famosa do planeta no Conservative Club do New Clubmoor Hall, em Liverpool. Então com 15 anos, o adolescente Paul McCartney fez sua estreia na Quarrymen, banda liderada por John Lennon e que se tornou o embrião dos Beatles.

Paul McCartney tinha conhecido John Lennon três meses antes, em julho de 1957, quando assistiu ao show da The Quarry Men Skiffle, no evento anual Woolton Parish Church Garden Fete, numa feira ao ar livre. McCartney ficou impressionado com a performance de Lennon e, numa sala de uma igreja que servia de backstage, foi apresentado ao futuro líder dos Beatles por amigo em comum.

Cartaz da festa da igreja Woolton Parish, quando John Lennon conheceu Paul McCartney e na qual The Quarry Men Skiffle (primeira banda de Lennon) tocou, em julho de 1957.

“No Woolton Parish Church Garden Fete, um pouco adiante, havia um pequeno palco com alguns rapazes tocando. Um deles, que eu notei logo na frente, estava de camisa xadrez, cabelo loiro, meio encaracolado, costeletas, parecendo muito na dele. Estava tocando uma guitarra não muito boa, mas estava se saindo bem. Lembro que fiquei impressionado”, afirmou Paul, no documentário “The Beatles Anthology”.

Com seu violão, Paul cantou “Twenty Flight Rock”, de Eddie Cochran, e depois “Be-Bop-A-Lula”, de Gene Vincent, além de um medley com músicas de Little Richard, para os membros da The Quarry Men Skiffle, que, além de John Lennon, tinha Eric Griffiths (morto em 2005), Colin Hanton, Pete Shotton (morto em 2017), Len Garry e  Rod Davis.

“Depois do show, a gente se conheceu, conversou e vi que ele tinha talento”, disse Lennon em outra passagem do documentário.

Duas semanas depois, John Lennon convidou o novo amigo para entrar para entrar na banda, mas Paul McCartney só fez sua estreia oficial na The Quarry Men Skiffle em outubro de 1957.

Cerca de um mês após estrear na banda, em novembro de 1957, Paul apresentou seu amigo George Harrison para John Lennon. George acabou por substituir o guitarrista Eric Griffiths em 1958. Neste ano, a formação da Quarrymen tinha Colin Hanton na bateria, Len Garry no baixo improvisado, Duff Lowe no piano e John, Paul e George no violão.

Formada em 1957, a banda The Quarry Men Skiffle –nome inspirado na Quarry Bank High School, onde seus integrantes estudaram– nasceu do The Black Jacks Skiffle Group, formado em 1956 por John Lennon e Pete Shotton. Com o passar do tempo, a banda passou a se chamar apenas The Quarrymen.

Influenciada pelo skiffle, gênero musical que mescla folk, blues e jazz, e pelo sucesso de artistas como Elvis Presley, Bill Haley, entre outros representantes do rock, a banda foi moldando seu repertório e investiu mais no gênero que contagiava os jovens da época. Mas, após uma série de conflitos entre os membros da banda, que incluem o luto de John Lennon pela morte de sua mãe, a Quarrymen se desfez em outubro de 1959. Continuando a paixão pelo rock, John, Paul e George passaram a procurar um nome para sua nova banda.

Em 1997, os integrantes da Quarrymen se reuniram e tocaram na comemoração do 40º aniversário do clube Carven. A banda continuou tocando até 6 julho de 2017, para celebrar seus 60 anos, de acordo com seu site oficial.

                                        101 CURIOSIDADES SOBRE OS BEATLES

 

[+] Conheça o site do Banco de Dados
http://www1.folha.uol.com.br/banco-de-dados/

[+] Siga-nos no Twitter
https://twitter.com/BD_Folha

[+] Curta a página Saiu no NP
https://www.facebook.com/Saiu-no-NP-168161556714765/

[+] Curta o Acervo Folha no Facebook
https://www.facebook.com/acervofolha/