Há 40 anos, JK morria em acidente de automóvel

ERICA BASTOS

Exatos 40 anos atrás, aos 73 anos, o ex-presidente Juscelino Kubitschek morria num acidente automobilístico. No quilômetro 165 da rodovia Presidente Dutra, seu veículo, um Opala de chapa RJ-VW 9326,  conduzido por seu motorista, atravessou a pista e se chocou de frente com um caminhão.

Na ocasião, o reconhecimento do corpo do político só foi possível graças a um bilhete de passagem aérea que JK portava consigo.

Durante seu governo foram criadas políticas que estimularam a industrialização. Filiais de empresas automobilísticas foram instaladas no Sudeste do país, o que aumentou a geração de empregos nessa região. Na gestão de JK, os setores de energia e transportes também receberam atenção especial.

O ex-presidente foi responsável por levar a capital federal para Brasília, antes instalada no Rio de Janeiro. Para isso, escolheu o arquiteto Oscar Niemeyer como responsável pelo projeto.

Juscelino Kubitschek deixou a Presidência em janeiro 1961, e em junho do mesmo ano foi eleito senador por Goiás. Em meados de 1964, no entanto, os militares cassaram seus direitos políticos.

Antes da morte, o ex-presidente havia concorrido, sem sucesso, a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.