Há 30 anos, Folha publicou Guia da Constituinte
No dia 19 de setembro de 1986, a Folha publicou o Guia da Constituinte, caderno especial com a íntegra do anteprojeto de Constituição elaborado pela Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, grupo que ficou conhecido como Comissão Afonso Arinos, por ter o jurista Afonso Arinos de Melo Franco como presidente.
Com propostas da igreja, da Fiesp e do PT, o Guia da Constituinte tem a ficha técnica do Congresso constituinte, que seria eleito em novembro.
DESCAMINHO
O anteprojeto foi entregue por Afonso Arinos ao presidente José Sarney no dia 18 de setembro, mas não foi encaminhado ao Congresso. Entre deputados e senadores, existia um sentimento de intromissão do Poder Executivo em assuntos do Legislativo, pois a comissão foi convocada pelo presidente. Em entrevista concedida à Agência Senado no início de setembro de 2008, Sarney afirma que quis evitar uma crise. De acordo com a agência, Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, havia avisado ao presidente que devolveria o texto caso o recebesse.
Em meio aos conflitos, o anteprojeto não foi adotado, entretanto, não deixou de influenciar o ambiente político que posteriormente envolveu a Constituição de 1988.
HISTÓRIA
Além do anteprojeto, o Guia da Constituinte, traz uma série de artigos, críticas e um histórico das constituições brasileiras.