Artilheiro do Brasil em Copas, Ronaldo faz 40 anos

Ronaldo, Ronaldinho, Ronalducho ou, como ficou mais conhecido, Ronaldo Fenômeno completa 40 anos nesta quinta (22). De promessa no pequeno São Cristóvão (RJ) a ídolo mundial no Corinthians, 18 anos dedicados ao futebol se passaram, e Ronaldo foi do céu ao inferno com contusões e alguns eventos extracampo.

O jogador brilhou no futebol no Campeonato Brasileiro de 1993, pelo Cruzeiro, quando fez 12 gols em apenas 14 partidas –dois tentos a menos do que o artilheiro do torneio, Guga, do Santos, que disputou 20 jogos. Desse Brasileiro ficou a imagem do moleque atrevido que, numa falha do goleiro Rodolfo Rodriguez, do Bahia, tomou a bola e a empurrou para as redes, na goleada de 6 x 0 do Cruzeiro sobre o tricolor baiano, quando balançou as redes cinco vezes.

Em menos de dois anos Ronaldo saiu do Cruzeiro e foi para o PSV Eindhoven (Holanda). Apesar do curto tempo no time holandês, marcou 54 gols em 57 jogos e os primeiros problemas nos joelhos começaram a aparecer. Do PSV, Ronaldo rumou para o Barcelona onde ficou por dois anos e recebeu seu primeiro prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa.

O sucesso no Barcelona fez a Inter de Milão insistir no sonho de ter o craque (o time italiano já tentara tirá-lo do Cruzeiro em 1993) e em 1997, finalmente, Ronaldo vestia a camisa da Inter.

Um ano depois, ainda vivendo sua lua de mel com o time italiano, Ronaldo tem seu primeiro grande revés na carreira: a final da Copa-1998. O episódio envolvendo diretamente o craque, ficaria marcado não só pela suposta convulsão de Ronaldo mas também pela grande vitória francesa por 3 a 0.

Fora dos gramados por quase dois anos, Ronaldo voltaria de sua primeira recuperação contra a Lazio em 12 de abril de 2000 e no primeiro drible seu joelho direito saiu do lugar. Iniciou nova recuperação no dia seguinte e somente 15 meses depois voltaria a jogar.

Da Inter de Milão, Ronaldo rumou para o time dos galácticos do Real Madrid (com Luís Figo, Roberto Carlos, Zidane e Raul), onde voltou a exibir seu melhor futebol. Antes, porém, coroou sua maior redenção: a Copa-2002 e a artilharia (oito gols). E o final de 2002 se mostrou perfeito, com Ronaldo eleito novamente melhor jogador do mundo pela Fifa.

Fora dos gramados o craque colecionou namoradas. Casamentos foram três: 1) Milene Domingues, com quem ficou de 1999 a 2003 e teve Ronald, seu primeiro filho.  2) Daniela Cicarelli, com que ficou apenas três meses. E 3) Bia Antony, ao lado de quem ficou de 2008 a 2012 –dessa união nasceram Maria Sophia e Maria Alice.

Foi no início da relação com Bia Antony que Ronaldo se envolveu num dos episódios pelos quais é lembrado em mesas-redondas de fãs e de desafetos: a noite em que o craque foi para um motel com dois travestis no Rio de Janeiro. Na ocasião a Folha deu quase uma página sobre o episódio: “Atacante, que não nega ter procurado programa, para na delegacia após discussão“.

Ronaldo ainda reconheceu, por exame de DNA, em 2009, a paternidade de Alexander, fruto de seu curto relacionamento com Michele Umezu, em 2004.

CORINTHIANS E APOSENTADORIA

No final de 2008, enquanto fazia tratamento de recuperação do joelho, Ronaldo chegou a treinar no Flamengo e, quando todos acreditavam que o craque deixaria a Europa para finalmente retornar ao Rio, numa jogada de marketing, Corinthians e Ronaldo surpreenderam a todos.

Em 12 de dezembro de 2008, Ronaldo foi anunciado como reforço do Corinthians. Cerca de 6.000 torcedores foram ao Parque São Jorge receber e ovacionar o craque.

De 2009 a 2011 (quando se despediu do futebol), Ronaldo conquistou dois títulos pelo Corinthians: o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos de 2009.

Apesar de serem apenas duas conquistas com a camisa do Corinthians, Ronaldo caiu nas graças da torcida com grandes exibições contra seus rivais. Contra o Palmeiras marcou seu primeiro gol pelo clube alvinegro, eliminou o São Paulo na semifinal do Paulista e, na final contra o Santos, foi determinante no primeiro jogo, na Vila Belmiro, onde marcou dois gols, um deles de cobertura.

Sem a Libertadores, título até então muito ambicionado pelo Corinthians e sua torcida, e sentindo cada vez mais os efeitos das cirurgias e do sobrepeso no corpo, Ronaldo decidiu retirar-se do futebol. Além dos títulos e dos 35 gols que fez no Corinthians (na foto do alto, ele comemora gol contra o Atlético-PR em 6 de maio de 2009) , o atacante carioca é ainda o maior artilheiro da seleção brasileira em Copas do Mundo, com 15.

Arte_Ronaldo_gols

COPA-2014 E EMPREENDIMENTOS

Aposentado dos gramados há dez meses, em dezembro de 2011, Ronaldo passou a integrar o conselho de administração do comitê organizador da Copa (COI). Na primeira entrevista como membro do conselho, pronunciou uma das frases mais polêmicas sobre o evento que estava a caminho: “Sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa do Mundo com hospital”.

No mesmo ano concentrou sua energia na agência 9ine (fechada recentemente), que agenciava atletas, cuidava de direitos de imagem e realizava captação de patrocinadores.

Com faro para os negócios, em dezembro de 2014, o ex-atacante, junto a outros três empresários, tornou-se um sócio do Fort Lauderdale Strikers, time da North American Soccer League (NASL), liga secundária dos EUA.

O jogador saiu de campo em 2011, mas não saiu dos holofotes. É garoto-propaganda da AmBev, Nike (contrato vitalício), Claro, Extra e ainda comentarista da TV Globo.

Cinco dias antes de seu aniversário, Ronaldo Fenômeno celebrou seus 40 anos ao lado da namorada, Celina Locks, e de amigos em um restaurante de Ibiza (Espanha). Se depender de dinheiro, amigos e lazer, outros 40 ainda virão.