GUGA HÁ 20 ANOS: Jovem e 66º no ranking da ATP, tenista estreava com vitória em Roland Garros

Alberto Nogueira

O maior tenista brasileiro da história ainda era apenas uma jovem promessa naquele 26 de maio de 1997, dia de sua estreia no saibro do Aberto da França.

Com 20 anos de idade, Gustavo Kuerten, o Guga, liderava o ranking brasileiro e era o 66º colocado da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

No currículo, nenhum título de grande expressão. Apenas algumas vitórias surpreendentes, como as conquistadas naquele mesmo ano, contra o norte-americano Andre Agassi e o sul-africano Wayne Ferreira.

A meta do jovem tenista para a temporada era modesta, segundo o próprio contou à Folha em fevereiro de 1997: “Pretendo acumular pontos para ficar entre os 50 e os 60 melhores do mundo. Se conseguir, já vai ser muito bom”.

Guga disputava Roland Garros pela segunda vez. No ano de 1996, havia sido eliminado na primeira rodada por Wayne Ferreira, da África do Sul.

A estreia do brasileiro no Grand Slam francês de 1997 foi contra o tcheco Slava Dosedel (73º), que já havia vencido Guga duas vezes naquele ano, nos torneios de Indian Wells e Monte Carlo.

Os números não entraram em quadra, e Guga quebrou o retrospecto negativo contra o adversário ao vencer a partida por 3 sets a 0 (6/0, 7/5 e 6/4).

A vitória dava confiança a Kuerten, que no dia 28 encararia o sueco Jonas Björkman.