Gravado por Frank Sinatra, compositor brasileiro criou música para Elvis Presley, morto há 40 anos
Na edição de 16 de agosto de 1997, o jornal “Notícias Populares” mostrou quem foi o único brasileiro que compôs uma música para Elvis Presley. Reportagem de Cristina Rigitano revelou o paradeiro de Luiz Bonfá, autor da música “Almost In Love”, que integrou a trilha sonora do filme “Live a Little, Love a Little”, estrelado pelo considerado Rei do Rock.
De acordo com Ruth de Oliveira, companheira do compositor brasileiro, em 1967, Bonfá foi apresentado pela atriz Ava Gardner ao ídolo da juventude americana. “Tem um garoto aí que quer que você faça uma música para um filme”, conta Ruth. Só depois um algum tempo que Luiz Bonfá –que fez a música numa só tacada– foi descobrir que o garoto era Elvis Presley.
Três meses se passaram para que o encontro entre Bonfá e Elvis acontecesse. Eles gravaram “Almost In Love” em uma semana. O Rei do Rock encomendou outras músicas para Luiz Bonfá, mas o compositor nunca teve tempo para fazê-las.
Autor de “Manhã de Carnaval”, feita para o filme “Orfeu do Carnaval” (1959) e uma das músicas mais regravadas em todos os tempos, Luiz Bonfá estava com problemas de memória na época da reportagem em 1977, razão pela qual sua companheira fez todas as conexões para recordar os momentos do encontro com Elvis.
“Aqui ninguém sabe que a música é dele”, comenta Ruth de Oliveira ao tentar encontrar o motivo para o autor não ganhar quase nada pela música de Elvis Presley no Brasil. A editora que recolhia os direitos autorais de “Almost In Love” se desvinculou dos trabalhos com o Rei do Rock. Segundo a reportagem do “Notícias Populares”, Luiz Bonfá não recebia nada desde a morte de Elvis, em 16 de agosto de 1977.
Com efeito, o trabalho de Luiz Bonfá é mais conhecido no exterior. Com mais de 500 composições, o músico é respeitado no mundo do jazz e foi gravado por artistas como Stan Getz, Dexter Gordon, Wayne Shorter e Paul Desmond, Tony Bennett, Sarah Vaughan, Freddie Hubbard, Dizzy Gillespie, Diana Krall e Oscar Peterson, entre outros ícones da música internacional.
Reportagem da Folha de 2001 informou que “Manhã de Carnaval” chegou a ser interpretada por Frank Sinatra e Nana Mouskouri. No Brasil, Tom Jobim, João Gilberto e Nara Leão também gravaram músicas de Luiz Bonfá.
Nascido no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1922, Bonfá foi um dos primeiros músicos de bossa nova a fazer sucesso internacional. Ele se mudou em 58 para os EUA. Em janeiro de 2001, vítima de câncer na próstata, Luiz Bonfá morreu aos 78 anos.