Há 50 anos, pastor alemão quebrou recorde em SP

A chuva fina não assustou os pastores alemães nem seus admiradores no domingo de 10 de dezembro de 1967. Muito pelo contrário.

Isso porque nesse dia foi realizado o encerramento da Grande Exposição Internacional de Pastores Alemães, no parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

E o evento, promovido pela SPCPA (Sociedade Paulista de Cães Pastores Alemães), ganhou destaque tanto pela exposição de pastores quanto pela quebra do recorde sul-americano de salto em distância para os cães da raça.

A EXPOSIÇÃO

Na categoria sênior (a partir dos 24 meses da vida), a mais importante do evento, dois irmãos dominaram a competição: o tricampeão brasileiro Funk Miraflores (foto acima), de Wilson Roberto Conceição, e sua irmã Iuma Miraflores, de Adelina Paula Kosar. Os dois vencedores eram filhos da cadela Hansa de Massambará. Além do troféu da SPCPA, Funk  recebeu ainda o Troféu Canil Massambará, que leva o sobrenome da matriarca canina.

Na categoria júnior A (de 12 meses e 1 dia a 18 meses), os ganhadores foram a fêmea Joy, também da família Miraflores e pertencente a Márcia Massaro, e o macho Nores Nordland, de José Miguel Laraud, que ostentaram a mesma pontuação na disputa.

O pastor Basko de Nordval, de Avelino Ramos, e a cadela Balalaika de Nordval, de Dilson Rocha, levaram o prêmio júnior B (de 18 meses e 1 dia a 24 meses), enquanto no nível novíssimos A (de 6 meses e 1 dia a 9 meses), venceram outros dois Nordval, Dina e Donar, de José Barros Penteado e Olney Diniz, respectivamente.

O pastor Funk Miraflores, vencedor da 54ª Exposição Internacional de Pastores Alemães, realizada no Parque da Água Branca, em São Paulo (10.dez.1967/Folhapress)

 

OLIMPÍADAS PASTORAIS

O encerramento da mostra foi marcado pala disputa de salto em altura e em distância para pastores inscritos no evento. Nestas modalidades concorreram cães da Força Pública e da própria SPCPA, a promotora da concurso.

No grupo dos que concorreram no salto em altura participaram os pastores alemães Drink, Teo e Comanche, todos ligados à SPCPA. Já a Força Pública trouxe para a competição os xodós Fritz, Nihil e Klauss.

Drink e Teo sagraram-se os campeões da modalidade. Ambos atingiram a marca de 2,95 m de altura na primeira tentativa. O segundo lugar foi dividido entre Fritz e Comanche, que conseguiram o mesmo número, porém na segunda chance da prova.

A terceira colocação ficou com o estimado Klauss, que, logo de início, pulou 2,80 m, deixando seu companheiro da Força Pública Nihl, que alcançou o mesmo feito –mas na segunda tentativa–, em último lugar na disputa.

RECORDE SUL-AMERICANO DE SALTO EM DISTÂNCIA

Outro cão atleta que virou celebridade durante a exposição foi o pastor alemão Alex, da Força Pública, que naquele domingo triunfou no salto em distância ao atingir 5,30 m, marca que o levou à quebra do recorde sul-americano da prova.

Saudado pela Banda Marcial da Guarda Civil, Alex, que se tornou vitorioso na primeira arrancada, ainda tentou chegar aos 6 m para a quebra do recorde mundial. Mas a pista molhada pela chuva atrapalhou o cão policial.

Além de Alex, a Força Pública contava ainda com os pastores Black e Klauss. Este último não passou de 3,50 m, e foi o primeiro a ser desclassificado.

Do lado da SPCPA, concorreram os dóceis Comanche, Fiel e Drink, que, assim como Black, da FP, não conseguiram chegar aos 5 m de distância.