Câncer tirou a vida do presidente Hugo Chávez há cinco anos

Jair dos Santos Cortecertu

No dia 5 de março de 2013, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos, vítima de complicações de um câncer na região pélvica.

Numa trajetória repleta de polêmicas e conflitos, o político venezuelano ocupou a presidência de seu país desde 1999, tendo sido reeleito para o quarto mandato consecutivo –que terminaria em 2019– em outubro de 2012. Seu sucessor, o então vice-presidente Nicolás Maduro, hoje enfrenta uma das piores crises da Venezuela.

O Blog do Acervo Folha selecionou as principais reportagens sobre a morte de Hugo Rafael Chávez Frias, o líder democrático mais longevo da história recente da América Latina.

“Trata-se de uma figura que somou altivez e audácia ao momento de recuperação da soberania política da América do Sul. Um momento em que o continente consolida seus marcos institucionais democráticos que, se bem diversos, compartilham o compromisso com políticas de inclusão social e a valorização da paz regional”, disse Monica Hirst, professora da Universidade Nacional de Quilmes, em artigo para Folha.

 

[+] Câncer põe fim a 14 anos de governo de Hugo Chávez

[+] Hugo Chávez morre, e venezuelanos vão às ruas em Caracas

[+] Chávez sofreu tentativa de golpe em 2002

[+] Ex-presidente Lula lamenta morte de Chávez; veja repercussão