‘Please Please Me’, primeiro álbum dos Beatles, faz 55 anos
Não importa a época, o país ou mesmo a roda de discussão, quando o assunto é os melhores álbuns de todos os tempos sempre há discos dos Beatles. O que passa a ser banal, já que em quase todos os debates de história da música, de estilos, de inovações e de sucesso a banda britânica é citada –seja por críticos ou leigos.
Há 55 anos, os quatro garotos de Liverpool lançavam na Inglaterra seu primeiro álbum: “Please Please Me”.
O êxito musical deles pode ser medido por dois motivos. O primeiro é que alguns de seus álbuns, e não somente este, figuram nas listas de melhores discos de todos os tempos –caso de “Rubber Soul” (1965) e “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band” (1967). E, em segundo lugar, porque o sucesso estrondoso no mundo, e não apenas na Inglaterra, criou a onda que os seguiu onde quer que fossem, a “Beatlemania”.
Em 2013, o jornalista Thales de Menezes escreveu que “o sucesso de massa dos Beatles cruzou o Atlântico para disseminar entre os garotos a vontade de formar uma banda, numa dimensão que consolidou o rock até hoje”. “Para um álbum que gerou tanto barulho e ainda está à venda 50 anos depois, até que ‘Please Please Me’ foi gravado sem grande investimento.”
Essa é a constatação que Paul McCartney fez anos depois ao comentar o sucesso do disco: “Foi incrivelmente barato, sem bagunça, apenas um esforço nosso. No final do dia, você tinha um álbum”.
E final do dia não é força de expressão. O produtor da banda, George Martin, alugou o estúdio da gravadora EMI, e no dia 11 de fevereiro de 1963 às 10h começaram as gravações. Duas sessões de três horas haviam sido agendadas, mas não foram suficientes. Martin conseguiu mais uma, para o mesmo dia.
Ao final de 9h45min foram gravadas dez faixas para o álbum que possui 14. As outras quatro já estavam prontas e foram lançadas antes como singles: “Love Me Do”/”P.S. I Love You” (outubro de 1962) e “Please Please Me/”Ask Me Why” (janeiro de 1963).
Uma das músicas de maior sucesso da banda foi “Twist and Shout”, eternizada na voz de John Lennon. Mas a tarefa não foi fácil. Como o cantor estava muito gripado, Martin deixou a faixa (que possui vocal forte e berros) para ser gravada por último.
Lennon resistiu a apenas uma tentativa, e a canção ficou registrada. “A última música quase me matou”, disse o músico anos mais tarde. “Tentei uma segunda tomada, mas a voz de John havia desaparecido”, disse Martin.
“Please Please Me” levou dois meses para alcançar o topo da parada britânica dos discos mais vendidos. Quando chegou ao número 1, ficou por 30 semanas, só superado por “With the Beatles”, segundo álbum da banda.
Em 2012, a revista americana Rolling Stone colocou o álbum na posição 39 de um total de 500 dos maiores de todos os tempos.