Em abril de 1998, Rob Pilatus, da dupla Milli Vanilli, morreu de overdose

No dia 2 de abril de 1998, Rob Pilatus, um dos membros da dupla Milli Vanilli, foi encontrado morto num quarto de hotel em Frankfurt. O artista morreu vítima de overdose, após ter ingerido uma mistura de bebidas alcoólicas e pílulas.

Nascido em Nova York e criado em Munique, filho de um soldado americano com uma stripper alemã, Pilatus formou, ao lado de Fabrice Morvan, a dupla Milli Vanilli em 1988. A dupla ganhou o Grammy por Melhor Revelação em 1989.

Donos de hits como “Girl You Know It’s True”, que dá nome ao primeiro álbum da dupla (“Girl I’m Gonna Miss You”), e “Blame Into The Rain”, os cantores –ambos modelos e dançarinos–  invadiram as pistas de dança e programas de TV pelo mundo.

No Brasil, “Girl I’m Gonna Miss You” entrou na trilha sonora da novela global “Top Model” e “Girl You Know It’s True” fez parte da trilha de “Salvador da Pátria”.

QUEDA

De fenômenos da música pop, Pilatus e Morvan foram direto para os tribunais da crítica especializada e dos fãs –numa época em que as redes sociais não eram uma realidade.  

De acordo com reportagem da Folha, meses após as conquistas do disco de platina e do Grammy, descobriu-se que nenhum dos dois cantou nas gravações do álbum  “All or Nothing” e, no final de 1990, o prêmio foi tirado da dupla.

Em 14 de novembro de 1990, Frank Farian, produtor da dupla, em entrevista coletiva, revelou que Rob Pilatus e Fabrice Morvan simularam as gravações em frente às câmeras de televisão. Na realidade, as interpretações creditadas à dupla estavam sob sua a responsabilidade, assim como do produtor Brad Howell e do músico John Davis.

No dia seguinte, também em entrevista coletiva, Pilatus e Morvan, responderam que foram obrigados pelo produtor a mentir ao público. A dupla foi demitida por Farian após exigir que o segundo LP do Milli Vanilli tivesse suas verdadeiras vozes.

MOMENTO DA VERDADE

Em 1991, John Davis, o verdadeiro cantor por trás da dupla, reuniu os artistas Brad Howell, Ray Horton e Gina Mohammed para formar o The Real Milli Vanilli. Surfando na onda da descoberta da fraude de Pilatus e Morvan, o grupo lançou o disco The Moment Of Truth, mas não saiu disso.

Após o escândalo na cena pop, a dupla ainda tentou, em 1993, seguir sua carreira com o disco “Rob & Fab”, que se mostrou um fracasso de vendas.

Em 1996, Pilatus foi preso em Los Angeles sob suspeita de tentar roubar um carro e fazer ameaças de morte. Dois anos depois, foi encontrado morto no quarto de um hotel em Frankfurt.

SEGUE A VIDA

Notícias a respeito de um filme sobre a dupla Milli Vanilli surgiram em 2007, película que seria dirigida por Jeff Nathanson, roteirista de “Prenda-me se for Capaz”, e também em 2011, com direção  Florian Gallenberger, que venceu o Oscar de melhor curta-metragem em 2001, com  “Quiero ser”.

Fabrice Morvan continua no mundo da música. Em 2015, Morvan anunciou a gravação de um disco com John Davis, cantor por trás de “Girl You Know It’s True”.  

Na época, Morvan afirmou que realmente cantaria e revelou o nome do disco: “Face Meets Voice: A True Milli Vanilli Experience”.


Colaborou Shirley Queiroz